Várias homenagens marcaram a solenidade que contou com a presença de autoridades civis, militares e comunidade.

O 2º Batalhão da Polícia Militar, localizado na cidade de Nova Venécia, completou seu 48º aniversário no dia 09 de março. Objetivando comemorar a data, foi realizada na manhã desta segunda (18), por volta das 09 horas, no Campus do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES, a solenidade de aniversário. A comemoração contou com participação de autoridades civis, militares e da sociedade.

De acordo com o Comandante do 2º Batalhão, Tenente-coronel Mário Marcelo Dal Col, o evento foi prestigiado por um público de aproximadamente 300 pessoas, dentre os quais, o Tenente-coronel Romulo Souza Dias, Comandante do 11º Batalhão; o Tenente-coronel Gabriel Amâncio de Souza Porto, representando o Coronel Comandante de Polícia Ostensiva Noroeste; Oficiais e Praças do 2º Batalhão e demais Unidades da Região; Comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros; Promotores de Justiça; Delegados e Investigadores da Polícia Civil; o senhor Anderson Rozeno Bozzetti Batista, Diretor  do IFES; Prefeitos; Vice-prefeitos; Presidentes de Câmaras; Vereadores; Secretários Municipais, Presidentes de Conselhos de Segurança; Diretores e Professores de escolas; Jornalistas; Repórteres; Diretor e demais representantes da Associação de Cabos e Soldados (ACS); Representante da Glock; Gerentes de Instituições Financeiros e outros convidados.

Segundo o Tenente-coronel Dal Col, por volta das 08h30min, foi oferecido um “coffee breack” para todos os participantes. O primeiro ato da solenidade foi marcado com o cântico do Soldado Capixaba, em seguida foi feita a entrega dos Certificados de Destaques Operacional e Administrativo do Batalhão referente ao 1º trimestre de 2019, bem como fez a leitura dos elogios individuais aos Militares agraciados, perante a tropa e demais participantes.
- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

Durante a formatura o Comandante homenageou o Major Leonardo de Castro Cavatti, que foi transferido recentemente do Batalhão, bem como o Capitão João Antônio de Menezes Sá, pela atuação frente ao Serviço de Inteligência do 2º Batalhão.

Na oportunidade foram agraciados com certificados pelos relevantes serviços prestados a PMES, os Militares Estaduais que passaram para reserva remunerada (aposentadoria) recentemente, sendo eles: Capitão Vantuil Felipe e os Sargentos Amarildo Galvão Gomes e Eugenio Vieira de Souza. Foram homenageados também com os Diplomas de “Amigos do 2º Batalhão”, às personalidades civis que contribuíram com a Instituição.

Um dos momentos marcante foi uma homenagem feita à esposa e o filho do Sd Ronis Veloso Jacob, que faleceu no mês de fevereiro desse ano. Após as homenagens o Sgt Simauro de Souza Santos Azeredo, pastor evangélico, foi convidado pelo Comandante para fazer um agradecimento a Deus pelos 48 anos de aniversário do Leão do Norte.

Para o Tenente-coronel Dal Col, foi um momento de grande alegria comemorar os 48 anos de aniversário da Unidade com a sociedade. Nosso objetivo é reforçar os usos e os costumes militares, e valorizar cada vez mais os nossos guardiões, para que possam prestar um serviço de qualidade e excelência à comunidade. Por fim, o comandante agradeceu a todos pela presença em um dia tão muito especial, para o 2º Batalhão.

Foram homenageados também os Militares que morreram em combate, nesses 48 anos do 2º Batalhão.

Histórico:
O Segundo Batalhão de Policia Militar, instalado em Nova Venécia/ES, foi criado a partir da Lei Orgânica da Polícia Militar nº 2579.

O ato de instalação ocorreu no dia 09 de março de 1971, tendo como primeiro comandante, o Tenente-coronel PM Rubens de Souza Papi, e contou com a presença do Dr. Cristiano Dias Lopes Filho, então Governador do Estado. Na época a Unidade, foi a primeira Organização Militar Estadual (OME) a ser instalada fora do Quartel do Comando Geral da PMES, e era responsável por toda região norte do Estado, incluindo os Batalhões de Aracruz, Linhares, Colatina e Barra de São Francisco.

Hoje, o Segundo Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Nova Venécia, mas também dos municípios de Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério, no firme propósito de defender os valores da sociedade Noroeste-Capixaba. 2º BPM