publicidade

Objetivo da Secretaria de Meio Ambiente é envolver alunos e desenvolver ações sustentáveis dentro das escolas

Na próxima segunda-feira (25), serão abertas as inscrições para o Prêmio EcoLar Sustentabilidade nas Escolas da Rede Municipal de Nova Venécia. A iniciativa do município, puxada pela Secretaria de Meio Ambiente, é voltada para o desenvolvimento de ações sustentáveis dentro dos colégios, que impactem de forma positiva na questão ambiental, através de mudança de hábitos e iniciativas inovadoras. A Secretaria de Educação também é grande incentivadora, trabalhando o envolvimento dos alunos. Os interessados têm até o dia 31 de maio para se inscrever.

Os alunos vão concorrer com os melhores projetos e ideias sustentáveis que deverão ser desenvolvidas dentro das próprias escolas, como a criação de hortas, reaproveitamento da água do ar-condicionado, separação do lixo reciclável, diminuição no desperdício de merenda escolar, redução no consumo de água e energia, tratamento de esgoto, enfim, qualquer ideia que seja sustentável. O projeto também vai contar com gincanas educativas que serão realizadas nas escolas envolvidas. Poderão participar alunos do 1º ao 9º ano, do ensino fundamental regular e multisseriado.

Uma comissão técnica vai analisar os projetos e as melhores atitudes sustentáveis. Tudo será exposto durante a Feira Verde, prevista para acontecer durante a Semana do Meio Ambiente em Nova Venécia, onde serão anunciados os vencedores. As escolas campeãs vão ganhar prêmios como notebook, máquina fotográfica e projetor.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Nova Venécia, Pedro Gonçalves, o objetivo é a adoção de boas práticas sustentáveis e o envolvimento de toda a sociedade veneciana, focando a conscientização da população quanto à necessidade da preservação ambiental. “Devemos começar dentro de nossas casas e nada melhor do que envolver nossas crianças e nossos jovens. Nosso primeiro passo é conscientizar a população de que preservar é preciso. Para isso, precisamos promover mudanças em nossas atitudes. As escolas são locais essenciais para darmos esse pontapé inicial, onde os alunos se envolvem nas atividades e acabam levando para dentro de suas casas”, diz o secretário.

publicidade