Com slogan “Vergonha é não se cuidar”, a Prefeitura de Boa Esperança, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou no sábado dia 23, um dia D’ da Campanha Novembro Azul. A programação foi realizada em todas as Unidades de Saúde do Município, com Palestras sobre o Câncer de Próstata; Consulta médica e de Enfermagem; Testes Rápido (HIV, Sífilis, Hepatites); Solicitação de Exames de PSA e Avaliação Odontológica.

Além dessas ações da Campanha nas Unidades de Saúde, a Semus vai promover também mais uma Palestra sobre Câncer de Próstata, com o médico urologista Dr. Jorge Silva, na próxima sexta-feira dia 29, às 18h, no Centro de Convivência Carmelina Gera Alves.

publicidade

O objetivo é intensificar o trabalho de informação e prevenção sobre a doença, onde os homens poderão conversar e sanar todas as dúvidas com  médico especialista. De acordo com o Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família. E a falta de procura por médico e check-up anual aumenta as chances de detecção de doenças em estágio avançado, como o câncer de próstata, do qual 20% dos casos são diagnosticados tardiamente e 25% dos pacientes morrem em decorrência da doença, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em contrapartida, com a detecção precoce, as chances de cura chegam a 90%.

“Para diagnosticar precocemente os casos é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Ana Rosa Marin.

O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família).