A polícia de Manaus, norte do país, desmentiu um boato que passou a circular nas redes sociais sobre venda de carne de urubu como se fosse galinha galinha ao custo de R$ 5,00 o quilo.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

A identificação do boato ocorreu na fonte, num blog sensacionalista com o sugestivo nome de “O Abutre”, especializado em propagar mentiras para atrair curtidas. Para tentar conferir veracidade ao botos, ele fez uma foto-montagem com imagens antigas, de baixa resolução, retiradas da internet em 2016. Numa delas tem cabeças de urubu, também de postagem antiga.

O autor da postagem foi intimado, a episódio da Vigilância Sanitária e se comprometeu em retirar o conteúdo mentiroso, sob pena de ser enquadrado por falsa comunicação de crime. O Sudoeste Digital entrou com o editor do Boatos.com, via zap, que confirmou a fraude na postagem. O autor da postagem não atendeu a reportagem,

“Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam em tais boatos, mesmo sabendo que as informações não apresentam supostos pontos de venda, eventuais vendedores e contém grosseiros erros na escrita”, assinalou o agente de saúde Dermeval Santiago Lima. “O que não falta em Manaus é galinha caipira de verdade”, emendou.

Lima vai mais além, observando que o suposto crime não foi divulgado pelos grandes sites, já que seria de repercussão nacional por se tratar de “suposto crime contra a saúde pública”. Ele remenda às pessoas pesquisarem em sites de credibilidade antes de propagarem notícias como essas.

No texto original que circula na internet e repercutido na íntegra por alguns blogs, o autor comete diversos erros ortográficos, de concordância e acentuação. “Manaus – Mercado de carnes  de Urubu, circula pela capital amazonense”.

Comercio (sic) clandestino de carne de Urubu dizendo que é de galinha caipira, segundo informações os animais são capturados com linha de pesca e anzóis com isca, depois são tratados e embalados e passam a ser vendidos nas ruas de Manaus.

O preço é 5 reais a unidade, pessoas vitimas da malandragem e do golpe e alertam a população a ter cuidado, se oferecerem galinha caipira, cuidado! Você pode estar comprando carne de Urubu.

Fonte: Sudoeste Digital

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO