Antes da doação, é feito um exame clínico para confirmar o estado de saúde

O drama enfrentado pelos irmãos Pâmela e Pablo, de Ecoporanga vem mobilizando a sociedade capixaba. Os adolescentes lutam contra o câncer e estão em busca de doadores de medula óssea. Neste sábado será a vez dos venecianos levarem a sua solidariedade.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Das 8h às 15h será realizada a campanha de captação de medula, no Hospital São Marcos. Vários vídeos foram produzidos e distribuídos pelas redes sociais nos últimos dias. Além dos dois jovens, amigos e parentes entraram na campanha que atraiu até a Luana e o Diego do programa Em Movimento, da TV Gazeta.

Antes da doação, é feito um exame clínico para confirmar o estado de saúde. Não há exigência quanto à mudança de hábitos de vida, trabalho ou alimentação. A doação é feita por meio de um procedimento no centro cirúrgico. Retira-se um volume de medula em torno de 15 ml por quilo de peso doador, podendo chegar até 20 ml por quilo. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde, pois a medula é autoregenerativa.

Quem pode doar

Para ser doador a pessoa deve ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde: Não ter doença infecciosa ou incapacitante: Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Fonte: Correio 9

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO