O vídeo mostra o que pode acontecer quando um grupo de amigos guiado por um motorista alcoolizado e uma família que decide não colocar a criança na cadeirinha se encontram no trânsito

A nova campanha publicitária educativa do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) chama a atenção dos condutores e de toda a sociedade para a necessidade de sempre adotar atitudes prudentes e respeitar as regras de trânsito em todos os momentos, mesmo nos pequenos trajetos, para preservar vidas.

O tom mais dramático adotado pelo órgão tem o objetivo de mobilizar a sociedade capixaba pelo fim dos acidentes de trânsito e para um basta nas mortes, que já chegaram a 467 vítimas fatais de janeiro a julho deste ano, de acordo com relatório do Observatório Estadual de Segurança Pública, da da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

O vídeo mostra o que pode acontecer quando um grupo de amigos guiado por um motorista alcoolizado e uma família que decide não colocar a criança na cadeirinha se encontram no trânsito. Atitudes imprudentes como essas, que muitas vezes são justificadas com desculpas comuns no dia a dia, resultam em mortes que poderiam ser evitadas.

“O Detran|ES já vem utilizando as campanhas para conscientizar a sociedade para a importância de todos os usuários da via se atentarem para a preservação da vida e respeito ao próximo, bem como às normas de circulação e conduta. As últimas campanhas, voltadas para motociclistas e pedestres mostram que no trânsito nem sempre há uma segunda chance e que é preciso ser responsável. E essa campanha vem nesse mesmo mote de mostrar a responsabilidade de cada um no trânsito e como a sua ação pode ter efeito na vida do outro”, disse o diretor técnico do Detran|ES, George Alves.

A campanha entrou no ar nesta quinta-feira (19) e vai até o próximo dia 30 em emissoras de tevê, rádio, portais e redes sociais. O material é exibido durante a Semana Nacional de Trânsito, celebrada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro. A Semana tem previsão estabelecida por meio do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o ano de 2019 é “No trânsito, o sentido é a vida”.

Ações

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Governo do Estado, por meio do Detran|ES, elaborou um cronograma intenso de atividades, com ações, intervenções e abordagens educativas nas vias públicas da Grande Vitória e do interior, durante o dia e à noite, primando pela conscientização de todos os usuários da via.

Uma das ações é uma intervenção urbana na Praia de Camburi com 467 peças em pvc com pequenas flores posicionadas uma ao lado da outra, enfileiradas sobre a areia da praia simulando lápides totalizando o número de vidas perdidas no trânsito no Espírito Santo de janeiro a julho deste ano, de acordo com relatório do Observatório Estadual de Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). As placas têm mensagens alusivas às vidas que são perdidas diariamente pela imprudência no trânsito e têm por objetivo conscientizar a população.

Também estão programadas palestras educativas em escolas e instituições de ensino, desde o ensino infantil até o nível superior, bem como palestras em empresas privadas, participação em eventos como o RECONECTA, passeios ciclísticos, dentre outros.

O Detran|ES participará, ainda, de eventos em parceria com órgãos/instituições públicas e privadas, como o BPTRAN, Ministério Público do Trabalho, Assembleia Legislativa e empresas do setor privado.