conteúdo publicitário

O programa, realizado pelo Sebrae/ES e Aderes, visa melhorar o ambiente de negócios das cidades.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), juntamente com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), tem realizado visitas a diversos municípios capixabas para firmar o compromisso dos gestores com o Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é trabalhar um conjunto de iniciativas e ações concretas para transformar as cidades, com maior geração de emprego e renda; mais inovação e oportunidades, gerando um ambiente de negócios mais favorável, com menos burocracia para os empreendedores locais.

conteúdo publicitário

Nesta terça-feira (23), as reuniões aconteceram nos municípios de Rio Bananal, Irupi e Dores do Rio Preto. Durante as reuniões com os gestores municipais, foi apresentado, de forma detalhada, a construção do Programa, que possui diversas etapas. Após a adesão do governo municipal, o próximo passo é o diagnóstico das cidades para entender como está a atuação local em relação ao empreendedorismo. A partir daí, será elaborado um plano de trabalho com base no conjunto de ferramentas e soluções apresentadas e disponibilizadas pelo Sebrae/ES, contando com o aporte de recursos do Governo do Estado, através da Aderes, para viabilizar a maior participação possível de municípios no Programa.

“O objetivo é transformar a realidade dos municípios, que têm vivenciado um cenário financeiro difícil. Todo o trabalho será feito de maneira personalizada atendendo às necessidades de cada cidade e promovendo um ambiente de negócios favorável para o empreendedorismo, que é a força motriz do desenvolvimento”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

No norte do estado, a reunião foi comandada pelo diretor técnico do Sebrae/ES,Luiz Toniato, e pelo gerente da Aderes, Paulo Barbosa. No município de Rio Bananal, o prefeito, Edimilson Santo Eliziario, participou da reunião.

Na região do Caparaó, as reuniões aconteceram na cidade de Irupi, com o vice-prefeito Paulino Coveiro, e no município de Dores do Rio Preto, com o prefeito Cleudenir José de Carvalho Neto e o vice prefeito, Marcelo de Faria Paizante. Na ocasião, participaram o diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio e o gerente da Aderes, Juliano Nogueira.

Termo de adesão

Trinta e oito municípios capixabas já receberam a visita do Sebrae/ES e da Aderes. Destes, 36 aderiram ao programa Cidade Empreendedora e já vão iniciar os trabalhos. São eles: Anchieta, Baixo Guandu, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Guaçuí, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marechal Floriano, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Pedro Canário, Piúma, Ponto Belo, São Domingos do Norte, São Mateus, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vila Velha.