Agricultor e ex-prefeito Romualdo Milanese e o empresário Cláudio Rodrigues. Foto montagem: GN1
conteúdo publicitário

O Portal GN1 vai transmitir a Sessão Ordinária por videoconferência do TSE em seu site.  Basta acessar AQUI

conteúdo publicitário

Conforme informação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está agendado para esta quinta-feira, 15, entre 10 às 12 horas, o julgamento do Recurso Especial Eleitoral referente à eleição de Boa Esperança.

Durante a última Sessão Ordinária por videoconferência Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 23/02 o julgamento foi interrompido quando o placar estava em 1 x 1, com os votos dos ministros Luís Roberto Barroso e Tarcisio Vieira de Carvalho Neto.  Ainda faltam votar os ministros: Luiz Edson Fachin (Vice-Presidente), Alexandre de Moraes, Luis Felipe Salomão (Corregedor), Mauro Luiz Campbell Marques e Sérgio Silveira Banhos.

De acordo com advogados ouvidos pela reportagem, há possibilidade de Romualdo Milanese e Rogério Vieira assumirem de fato o mandato para o quadriênio 2021/2024, ou em outra hipótese, a maioria dos ministros poderá decidir pela realização de uma nova eleição para prefeito e vice.

Caso seja aprovada a realização de uma nova eleição, caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), definir a data do pleito.  Levando em conta os prazos eleitorais, as datas possíveis são: 13 de junho, 4 de julho, 1º de agosto, 12 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro.

Votação anterior

O relator do recurso, ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, votou no sentido de referendar a decisão do TRE-ES e determinar a realização de nova eleição em Boa Esperança.

Já para o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a referida sanção teria tido trânsito em julgado no dia 25 de agosto de 2015, e considerou que Romualdo Milanese estaria no pleno exercício de seus direitos políticos quando formalizou a filiação ao Solidariedade e apresentou o registro da sua candidatura à Justiça Eleitoral.

Eleição 2020

O ex-prefeito Romualdo Milanese (Solidariedade) foi eleito com 58,73% dos votos, o que representa a escolha de 4.676 eleitores.  O segundo colocado foi o empresário Cláudio Rodrigues (DEM), que atingiu 41,27%, com 3.286 votos.

Desde o dia 1º de janeiro, a Prefeitura está sendo administrada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renato Barros (Solidariedade).

Transmissão ao vivo

O Portal GN1 vai transmitir a Sessão Ordinária por videoconferência do TSE em seu site.  Basta acessar o link: https://www.portalgn1.com.br/

Acompanhe o 0600204-46.2020.6.08.0039