conteúdo publicitário

A CBF planeja aumentar sua participação no abastecimento das empresas de fundição no mercado externo

A CBF Indústria de GUSA, empresa especializada na produção de ferro gusa, anuncia investimento no município de João Neiva por meio da reativação do alto forno-2, paralisado desde o mês de fevereiro 2019. O início das operações será em janeiro de 2022 e garantirá a criação de cerca de 100 novos empregos na região. A empresa é beneficiária do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES). A produção de ferro gusa prevista para 2022 será de 240 mil toneladas, o que significa incremento de 50% em relação à 2021 e aumento significativo no PIB de João Neiva, uma vez que a CBF é uma das maiores empregadoras da região.

conteúdo publicitário

Segundo o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, a decisão da empresa trará oportunidades para os capixabas e estimulará o desenvolvimento não somente para o município, mas também para a região. “Somos um Estado pequeno, mas próspero e cheio de oportunidades. Não é à toa que temos excelentes indicadores, como a Nota A no Tesouro Nacional, a melhor avaliação do Ensino Médio do País, além de incentivos fiscais e tributários atraentes, segurança jurídica e boa relação institucional.

“Sob orientação do governador Renato Casagrande, estamos empenhados no trabalho de promover o desenvolvimento em todas as regiões capixabas por meio da prospecção ativa de novos investimentos e da desburocratização. Temos uma política de incentivos fiscais pautada no Invest-ES e no Compete-ES, que são importantes para investidores que têm projetos de modernização e expansão com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento social. Somente neste ano, fizemos contato com 400 empresas presentes no mercado nacional e internacional. Por isso, organizações de diversos segmentos se interessam em vir para o Estado, se estabelecer e buscar ampliar negócios”, completou Hoffmann.

De acordo com a CEO da empresa, Sílvia Nascimento, a empresa está em João Neiva/ES desde 1986 e a decisão por reativar o alto forno, ocorreu em função da certificação da CBF como primeira usina de ferro gusa carbono neutro, o que gerou incremento de demanda pelo ferro gusa verde, fonte metálica para a produção de aço e fundidos, decorrente da necessidade atual de descarbonização das indústrias em todo mundo.

A CBF planeja aumentar sua participação no abastecimento das empresas de fundição no mercado externo, que atendem principalmente a indústria automobilística nos países europeus, e que são ávidas pelo ferro-gusa nodular carbono neutro (sem emissões de CO2) e de alta qualidade (baixo fósforo) produzido pela CBF. Para isso, foi necessário o revamping dos principais equipamentos e do revestimento refratário do 2º Alto-Forno da usina para garantirmos uma nova e estável campanha de produção de ferro-gusa.

“A CBF agradece o grande apoio recebido da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Estado de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) junto à mineradora Vale, realizaram as ações necessárias para garantir o abastecimento de minério de ferro, matéria prima essencial para o funcionamento da empresa”, disse Sílvia.

Invest-ES

O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), regulado atualmente pela Lei Nº 10.550/2016, e posteriores alterações, é instrumento de política pública eficaz, eficiente, efetivo e que tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, estimulando a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes, renovação tecnológica das estruturas produtivas, otimização da atividade de importação de mercadorias e bens e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.