conteúdo publicitário

Em caso de o município não atingir a meta estipulada, receberá na distribuição semanal 50% das doses que lhe seriam destinadas

O Espírito Santo recebeu, nesse domingo (20), 154.750 doses da Covishield (Fiocruz/Oxford), referentes à 26ª pauta de distribuição, e serão destinadas à aplicação de segundas doses dos esquemas vacinais que completam 12 semanas no início de julho.

conteúdo publicitário

As doses foram encaminhadas à Central de Rede de Frio, que fará a distribuição aos municípios na próxima semana, no tempo oportuno para a organização dos municípios.

A distribuição irá atender aos esquemas vacinais iniciados em abril, entre os públicos de trabalhadores da saúde, forças de segurança e idosos de 60 a 64 anos.

A destinação exclusiva às segundas doses é uma estratégia do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A determinação do Ministério da Saúde, em pactuação tripartite, visa à garantia segura da complementação dos esquemas vacinais, definidos no vigésimo quarto Informe Técnico.

Mais 33.200 doses da Fiocruz no último sábado (19) 

No último sábado (19), o Estado recebeu 33.200 doses da Covishield (Fiocruz/Oxford). Cerca de 50% das doses foram encaminhadas aos municípios, na manhã desta segunda-feira (21), para continuação da Campanha destinada à população geral e aos demais 50% para segundas doses do Projeto Viana Vacinada.

Taxa de utilização das doses acima dos 80%

A Secretaria da Saúde (Sesa) orientou, junto ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), os secretários municipais das 78 cidades capixabas a manter a taxa de utilização das doses recebidas contra a Covid-19 acima dos 80%, em dados disponibilizados pelo Localiza-SUS.

A orientação aconteceu em reunião do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), na última sexta-feira (18), e visa a garantir a aplicação das doses recebidas em tempo hábil na população.

Em caso de o município não atingir a meta estipulada, receberá na distribuição semanal 50% das doses que lhe seriam destinadas. Os demais 50% serão para aos demais municípios que atingiram taxa acima de 80%. Retornando à taxa de excelência, a cidade garante 100% das doses.

Para a distribuição desta segunda-feira (21), 15 municípios receberão 50% das doses: Águia Branca, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição do Castelo, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Itaguaçu, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, São Mateus e Vargem Alta.