Fernanda Milanese será empossada no dia 27/08 pela Câmara Municipal. Foto: arquivo GN1
conteúdo publicitário

Coluna NA MIRA – Por Antônio Carlos da Silva


Romualdo está de volta na Assembleia

O ex-prefeito Romualdo Milanese (Solidariedade), que elegeu no último dia 1º, a esposa Fernanda Sossai Milanese, do mesmo partido, como a primeira prefeita de Boa Esperança, retornou para o seu cargo no gabinete do deputado estadual Freitas (PSB), na Assembleia Legislativa.

conteúdo publicitário

Romualdo, que foi prefeito de 2009 a 2016, pediu exoneração para atuar na campanha eleitoral de Fernanda.

Isso significa que ele não ocupará cargo de secretário municipal no governo de Fernanda, como se comentava nos bastidores.

O ex-prefeito Romualdo Milanese retornou para o gabinete do deputado Freitas. Foto: arquivo GN1

 

Na Câmara Federal

Após deixar a Prefeitura em 2016, Romualdo atuou como assessor do então deputado federal Dr. Jorge Silva (Solidariedade).

 

Secretariado

E por falar em secretariado, a prefeita eleita Fernanda Milanese, que será empossada pela Câmara Municipal, no próximo dia 27/08, em cerimônia oficial a ser realizada no ginásio de esportes Edinaldo Barros, a partir das 10 h, afirmou na manhã desta segunda-feira, 16, que ainda não definiu todos os nomes para a sua equipe administrativa.

Fernanda disse que nesta semana reunirá com os representantes dos partidos aliados para definir os respectivos nomes para a sua equipe administrativa.

A coligação que elegeu Fernanda e Leandro da Associação foi composta pelas siglas: Solidariedade, Cidadania, PSB, PT, PDT e PSL.

Fernanda Milanese será empossada no dia 27/08 pela Câmara Municipal. Foto: arquivo GN1

 

Secretarias

O município tem nove secretarias: Fazenda; Planejamento e Gestão; Educação; Saúde; Assistência Social; Desenvolvimento Urbano (Obras); Desenvolvimento Rural (Agricultura); Meio Ambiente, e Esportes, Cultura e Turismo, além da Procuradoria Jurídica e Controladoria, que possuem status e remuneração de secretaria.

 

Nomes conhecidos

Nos bastidores, alguns nomes conhecidos da política esperancense, tais como ex-secretários e ex-vereadores, são cogitados para ocuparem o secretariado na nova administração em Boa Esperança, contudo, sem confirmação oficial.

 

Renato volta para Câmara

Assim que Fernanda Milanese for empossada na sexta-feira, dia 27/08, o prefeito interino Renato Barros (Solidariedade), que está no cargo desde o dia 1º de janeiro, retornará para a Câmara Municipal como o presidente titular.

Renato foi eleito vereador no primeiro mandato, assumiu a Prefeitura, entretanto, ainda não conduziu nenhuma sessão ordinária ou extraordinária.  Conduziu apenas a sessão solene de posse do vice-presidente Carlos Venancio (Republicanos) como presidente da Câmara interino.

Renato Barros assumirá a Presidência da Câmara. Foto: arquivo GN1

 

Na Ales: Rodovia Amaro Covre

Como forma de homenagear com grandeza e de forma justa o legado do ex-prefeito Amaro Covre, que cumpriu cinco mandatos em Boa Esperança, entre os anos de 1972 a 2008, o deputado estadual Alexandre Xambinho protocolou no último sábado, dia 14, na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei denominando de “Rodovia Amaro Covre”, o trecho da Rodovia ES 315, que liga o distrito de São José do Sobradinho até o Córrego Santa Lúcia, na divisa com o distrito de Santa Maria, no município de São Mateus.

Amaro Covre cumpriu cinco mandatos de prefeito de Boa Esperança. Foto: arquivo GN1

Xambinho enaltece Amaro

O deputado Xambinho conheceu e sempre respeitou a história de Amaro Covre, o prefeito que revolucionou a sua gestão com a famosa ‘administração comunitária’ e tornou-se conhecido como o ‘João de Barro’, por ser o gestor que garantiu moradias dignas a centenas de famílias de baixa renda, onde cada morador participava do projeto ajudando com a mão de obra própria ou pagando um ajudante.

Xambinho relembra que na eleição de 2020 teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o ex-prefeito Amaro Covre, durante a campanha do então candidato a prefeito Cláudio Boa Fruta.

“Sem dúvidas, lembrarei para sempre do aprendizado repassado por ‘seu Amaro’, pelo que sempre ouvi e li sobre as suas gestões, mas especialmente sobre o dia em que conversamos sobre diversos assuntos.  O que mais chamou a atenção, foi o amor que ele sempre demonstrou por Boa Esperança em suas falas. Ele era um visionário, e pelo que sei, dedicou a maior parte da sua vida em prol do desenvolvimento do município.  É um orgulho para todos nós políticos capixabas”, destacou o deputado.

O deputado Xambinho conheceu e sempre respeitou a história de Amaro Covre. Foto: Ales

 

Homenagem póstuma

A ideia é homenagear o ex-prefeito que cumpriu cinco mandatos de prefeito entre os anos de 1972 a 2008.  Amaro Covre, de 84 anos, faleceu na última sexta-feira, 13, no Hospital Unimed, em Linhares, onde estava internado há vários dias em decorrência de problemas cardíacos.

Amaro Covre sendo ovacionado pela população de Boa Esperança em comício nos anos 70. Foto: Grupo Boa Esperança Antiga