“Seguiremos firmes no compromisso de garantir a paz e a tranquilidade de todos os capixabas”, frisou Casagrande. Foto: Secom
publicidade

“Seguiremos firmes no compromisso de garantir a paz e a tranquilidade de todos os capixabas”, frisou Casagrande

O governador Renato Casagrande (PSB) reagiu, nesta segunda-feira (04), a uma reportagem “alarmista” publicada pelo jornal A Gazeta, no domingo (03), e repercutida nos demais veículos de comunicação da Rede Gazeta, que informa, sem comprovar com dados numéricos, “o aumento de violência em Boa Esperança”, município localizado na Região Noroeste do Espírito Santo.

O título da reportagem, que é manchete de primeira página e ganha quatro páginas internas, é “Município de Boa Esperança pede socorro após onda de assaltos” e afirma que “moradores da pequena cidade mudam a rotina por causa da criminalidade”. O mote da reportagem, no entanto, não se sustenta, pois não há, em nenhuma linha das quatro páginas informação sobre estatísticas que comprovariam a manchete do jornal. Um erro primário do jornalismo.

Em mensagem dirigida aos moradores de Boa Esperança e aos demais municípios capixabas, o governador Casagrande faz os seguintes esclarecimentos:

“Diante do noticiário alarmista sobre o aumento da violência no município de Boa Esperança, tornam-se necessários alguns esclarecimentos:

1- Nosso Governo tem compromisso claro e firme com o combate à violência e à criminalidade em todo o Estado, tanto na Grande Vitória quanto no interior.

2- Em apenas um mês de trabalho, apesar do sucateamento do sistema de segurança promovido pela gestão anterior, já conseguimos resultados positivos em todo o Espírito Santo.

3- Em Boa Esperança nenhum homicídio ou tentativa de homicídio foi registrado em 2019, contra um caso no mesmo período em 2018.

4-O número de roubos de veículos no município também caiu de cinco para apenas um agora em janeiro. E não houve nenhum roubo em residência, contra um registrado no ano passado.

5-Em relação aos furtos, de fato ocorreu pequena elevação nos índices em Boa Esperança. Foram duas ocorrências a mais em vias públicas e três em residências, além  de quatro registros de roubo em estabelecimentos comerciais. Mas todos os casos foram imediatamente apurados. Um dos suspeitos foi preso na última semana e o outro, que está hospitalizado, já tem contra ele mandado de prisão expedido.

O fato é que estamos intensificando as ações das nossas polícias, tanto civil quanto militar, para prevenir e combater a criminalidade em todo o Estado. Tenham certeza de que vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para que ninguém fique impune e de que seguiremos firmes no compromisso de garantir a paz e a tranquilidade de todos os capixabas.”

Fonte: Blog do Elimar Côrtes

publicidade