Em janeiro deste ano, o governador anunciou a renovação de frota do sistema com a aquisição de veículos climatizados, atendendo a pedido da população da Grande Vitória

Nesta quarta-feira (18), o governador Renato Casagrande foi até o município de São Mateus, na região norte do Estado, para conhecer a unidade da empresa Marcopolo. Está sendo produzida no local a maioria dos novos veículos do Sistema Transcol com ar-condicionado, que fazem parte da renovação da frota iniciada este ano.

“Este ano estaremos entregando 120 ônibus daqui da empresa e mais 12 de outra empresa. Para nós é importante vermos que os ônibus foram produzidos aqui, com mão de obra local, financiado pelo Banco do Estado. Queremos que a atividade econômica fique no Estado”, afirmou Casagrande.

- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

Dos primeiros novos veículos que foram adquiridos pelos consórcios operadores do Sistema Transcol, mais de cem serão produzidos pela montadora, sendo que mais da metade já foi entregue. A empresa inaugurou no início deste ano a linha de montagem de ônibus modelo urbano no norte do Estado para atender a demanda da renovação de frota do sistema Transcol, gerando mais empregos e renda no Estado.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também destacou a importância dos investimentos que vão além da mobilidade. “Este é um momento muito marcante. Nós assumimos o compromisso de renovar a frota do Transcol e melhorar o serviço. Mas conseguimos também que parte da produção  dessa demanda ficasse aqui no Estado e fosse financiada pelo banco do Estado”, asseverou.

O gerente industrial da Marcopolo, Regis Magnus, apresentou a empresa e os investimentos feitos para atender a demanda dos novos coletivos.”Produzimos aqui os [ônibus] urbanos e a linha Volare. Nesta unidade, já entregamos mais de dois mil veículos desde 2014 e seguimos investindo.  Nos próximos passos projetamos um investimento próximo a R$ 15 milhões para uma nova linha de produtos visando uma verticalização maior e se tornando mais independentes da unidade de Caxias do Sul [RS]”, destacou.

Também participaram da visita integrantes das Secretarias de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e de Desenvolvimento (Sedes), além da Ceturb-ES, Bandes e Banestes. Entre eles, o secretário de Desenvolvimento, Marcus Kneip Navarro; o diretor presidente da Ceturb, Raphael Trés; e o presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.

Transporte Coletivo

No início do mês de setembro começou a funcionar na Grande Vitória a integração dos cartões de bilhetagem eletrônica dos Sistemas Transcol e com os sistemas municipais: os cartões do sistema Metropolitano podem ser usados para pagar a tarifa dos sistemas municipais e vice-versa. Essa é a última etapa para que a integração tarifária possa acontecer, o que está previsto para 2020.

Em janeiro deste ano, o governador anunciou a renovação de frota do sistema com a aquisição de veículos climatizados, atendendo a pedido da população da Grande Vitória. Até o momento, cerca de 40 veículos com ar condicionado já estão operando no sistema e este número deve chegar a 100 até o final deste ano e 600 até o final de 2022.

Todos vão operar nas linhas troncais do sistema (fazendo a ligação Terminal x Terminal). Os últimos veículos novos foram entregues ao sistema em 2014, ainda durante o primeiro mandato do governador Renato Casagrande.

Em maio, foi lançado o aplicativo Ônibus GV, uma plataforma para dispositivos móveis, em que o usuário pode consultar informações como horários, localização e itinerários dos coletivos, além de acessar a rede wi-fi e o entretenimento a bordo nos coletivos que já disponibilizam o serviço. Atualmente, mais de 400 veículos das linhas troncais passam a contar com a rede a bordo.