Na área de Educação em Ciências e Matemática, será ofertado pelo Campus Vila Velha.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abrirá oferta, no próximo ano, para vagas no seu primeiro curso de doutorado. Ele será ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), no Campus Vila Velha, a partir do segundo semestre. A quantidade de vagas será definida no mês fevereiro, quando também serão credenciados os orientadores do programa.

O projeto de curso foi submetido em 2017 e passou por uma série de etapas de avaliação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em meio de recursos e diligências documentais, o programa de mestrado recebeu Conceito 4 na avaliação quadrienal (2013-2016), razão pela qual foi qualificado a receber autorização para ofertar curso de doutorado. O programa prevê um mínimo de 3 anos e um máximo de 4,5 anos para completar o itinerário formativo

publicidade

O reitor do Ifes, Jadir Pela, comemora o marco histórico para a instituição. “A partir de agora vamos  conseguir verticalizar completamente a educação no Ifes, do básico até todos os níveis da pós-graduação. Essa conquista foi construída com muitas mãos e só conseguimos porque já oferecemos um ensino de qualidade. Estamos onde merecemos estar, por toda a dedicação, compromisso e qualidade que o Educimat e toda a instituição demonstram”, afirmou.

O Educimat oferta o curso de mestrado profissional desde agosto de 2011.A partir de 2020 será sediado no campus Vila Velha, e também terá atividades pedagógicas no Campus Vitória e no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), que também funciona na capital capixaba. O curso de mestrado terá ingressos nos meses fevereiro e o curso de doutorado em agosto dos anos letivos.