A adesão aos fundos funciona como meio de incentivo ao desenvolvimento de ações empreendedoras comprometidas com inovação no estado

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) é um dos agentes responsáveis por estimular o desenvolvimento da inovação no estado. Além de crédito tradicional, atualmente, o banco atua como cotista de três Fundos de Investimentos e Participações (FIP) Capital Semente, o Criatec 3, o Seed4Science e o Primatec, todos em fase de investimento.

O FIP é uma modalidade de apoio a empresas, distinto do crédito tradicional, na qual a gestora do Fundo identifica o potencial de crescimento das empresas e adquire um percentual de participação no investimento. Ou seja, o Fundo entrará como sócio acionista dos empreendimentos selecionados pelo seu potencial de retorno. A empresa selecionada terá o Fundo como sócio do empreendimento, fazendo o aporte de recursos em troca de participação acionária.

- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

O Gerente de Participações e Investimentos, Wagner Rubim Rangel, enfatiza que o empreendedor possui boas alternativas para o desenvolvimento de seu negócio. “O Bandes faz um trabalho para ampliar aos empreendedores o acesso ao capital”, enfatiza Rangel.

A adesão aos fundos funciona como meio de incentivo ao desenvolvimento de ações empreendedoras comprometidas com inovação no estado. A intenção é investir, com equity (participação acionária) e não debt (dívida), em companhias de base tecnológica inovadora em estágios iniciais, com alto potencial de crescimento e geração de valor nascidas a partir do conhecimento produzido em Universidades e Centros de Pesquisa.

Desenvolvimento de empresas inovadoras

Como cotista, o banco capixaba investe nos FIPs para que eles convertam o valor em participações nas startups. As gestoras dos fundos investem nas empresas visando a aceleração do negócio e participam ativamente na sua gestão, ofertam suporte estratégico e gerencial, oferecem apoio na seleção e formação da equipe, ajudam a definir metas e acompanham os resultados.

O Bandes é responsável também por prestar orientações sobre o processo de prospecção de empresas e empreendedores que poderão ser contemplados pelos FIPs, além de fazer a aproximação entre os fundos e o mercado capixaba.

Em relação às próximas iniciativas, o Gerente de Participações e Investimentos, Wagner Rubim Rangel destaca que o banco procura ampliar as oportunidades de recursos para que as empresas possam ter acesso.

“Neste momento, a Gerência de Participações e Investimentos do Bandes analisa mais uma oportunidade para compor sua carteira de FIPs Capital Semente, esse novo fundo deverá atender a startups em estágio inicial e que estejam, por exemplo, dentro de programas de aceleração, ajudando a promover e a desenvolver o mercado de capitais local. Desenvolvimento esse, fundamental para que as empresas tenham acesso a recursos privados no financiamento de seus projetos de investimento”, destaca Rangel.

Atualmente a carteira de investimentos do Bandes é composta pelos seguintes FIPs:

CRIATEC 3 
Gerido pela Inseed Investimentos e com o patrimônio de R$ 220 milhões, O Criatec 3 é considerado o maior fundo de apoio ao empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento de empresas early stage no Brasil e investe prioritariamente nos setores de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Agronegócios, Nanotecnologia, Biotecnologia e Novos Materiais.

PRIMATEC
O Primatec, com gestão da Antera Gestão de Recursos, é um Fundo de Investimento em Participações (FIP) que possui o diferencial de seus investimentos serem feitos em empresas incubadas ou graduadas em incubadoras e parques tecnológicos. O Fundo investe prioritariamente nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Energia, Sustentabilidade e Economia Criativa, em todo o território nacional.

SEED4SCIENCE
O Seed4Science é um Fundo de Investimento em Participações gerido pela Fundepar Investimentos. O fundo investe, prioritariamente, nos setores de biotecnologia, nanotecnologia, internet das coisas, e materiais avançados, assim como tecnologia da informação e comunicação, em especial, as relacionadas a big data e machine learning para aplicação em agronegócio, indústria, saúde e bem-estar e varejo.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br