Solenidade promovida nesta quarta (28) foi no contexto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28 de agosto)

Oportunidade, políticas públicas e inclusão social foram palavras repetidas durante sessão solene realizada nesta quarta-feira (28) que reconheceu o trabalho das Apaes no Espírito Santo. No Plenário Dirceu Cardoso, autoridades políticas, alunos, familiares e representantes das entidades acompanharam depoimentos, apresentações culturais e homenagens.

A sessão solene, proposta pelo deputado Luciano Machado (PV), foi promovida no contexto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28 de agosto). Autodefensora das Apaes, Paula Nascimento disse que a data, além de comemorações, deve ser lembrada principalmente no sentido de lutar pelos os direitos desse grupo.

- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

“A gente do movimento apaiano luta todos os dias da nossa vida para que nós possamos ter o quê? Oportunidade”, pontuou ela, antes de apresentação musical feita junto com os colegas Kássio Vieira e Núbia Batista. A Banda Marcial da Apae de Guaçuí e a Banda Fanfacongo de Cariacica também embalaram com ritmo musical a sessão solene.

O presidente da Federação das Apaes do ES, Vanderson Gaburro destacou que o voluntariado é essencial para o trabalho promovido por essas entidades. “Esse caminho é construído a várias mãos”, pontuou ele, ressaltando também o papel das famílias.

“Ao longo desses mais de 25 anos a Federação das Apaes tem marcado seu trabalho na articulação e organização das ações desenvolvidas pelas Apaes, ampliando a oferta de serviços de qualidade, a construção de parcerias visando o desenvolvimento de políticas públicas e a defesa e garantia de direitos”, explicou.

O proponente do evento, Luciano Machado disse que já trabalhou na Apae de Guaçuí entre 1996 e 1998, ocasião em que avaliou ter alcançado mais ganho como pessoa do que como gestor. E como deputado, disse que tem trabalhado para minimizar dificuldades enfrentadas por essas pessoas no dia a dia, citando projetos de lei (PLs) de sua autoria.

Conforme disse, a Apae teve início em 1965 no estado e atualmente as unidades atendem a mais de 7,5 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla; são mais de 2,5 mil profissionais especializados. Um deles, o neurologista infantil Thiago Gusmão, da Apae de Cariacica, alertou para a necessidade de se lutar para um atendimento de qualidade e a importância da inclusão.

Ele também salientou a importância dos municípios. “O que seriam dos municípios do estado e do Brasil se não fossem as Apaes e Pestalozzis?”, questionou. O médico também cobrou mais recursos e materiais para os serviços e pediu que eles fossem enxergados como o centro de referência para cada cidade.

A sessão solene também teve a participação da primeira-dama do estado, Virginia Casagrande, e diversos deputados: Doutor Hércules (MDB), Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), Torino Marques (PSL), Marcos Garcia (PV), Raquel Lessa (Pros), Delegado Danilo Bahiense (PSL), além da ex-deputada Luzia Toledo. Todos ressaltaram a importância das Apaes para a inclusão social dos alunos.

Lista de homenageados

Comenda Domingos Martins
Primeira-dama Maria Virginia Fernandes Moça Casagrande, por seu trabalho voluntário como dentista;

Comenda Ewerton Montenegro
Presidente da Federação das Apaes no ES, Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburro;
Presidente da Federação das Associações Pestalozzi no ES, Luiz Carlos Guerci Fedeszen (representado por Wemilly Ribeiro);

Placa
Coordenadora de Educação da Federação das Apaes do Espírito Santo, Presidente da Apae de Vitória, Maria Luiza Dadalto;
Presidente da Federação Nacional das Apaes no Brasil, José Turozi;

Deputados que indicaram Apaes para serem homenageadas
Presidente da Ales, Erick Musso: Apae de  Aracruz;
Deputado Delegado Lorenzo Pazolini: Apae de Vitória
Deputada Janete de Sá: Apae de Vila Velha
Deputado Capitão Assunção: Apae de Cariacica
Deputado Coronel Alexandre Quintino: Apae de Castelo
Deputado Renzo Vasconcelos: Apae de Colatina
Deputado Marcos Garcia: Apae de Marataízes

Certificados entregues a alunos das Apaes do Espírito Santo aprovados em vestibulares indicados pelo deputado Luciano Machado

Certificados

Kellvi Henrique Lopes Nascimento Sampaio (Iúna)
Carlos Alberto Shaffel (Domingos Martins)
Elizabeti de Paula Costa (Iúna)
Ilson Cristiano Peçanha de Oliveira (Marataízes)

Certificados entregues a Apaes indicadas pelo deputado Luciano Machado

Afonso Cláudio; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Cachoeiro de Itapemirim; Conceição do Castelo; Domingos Martins; Guaçuí; Guarapari; Ibatiba; Irupi; Iúna; Marilândia; Montanha; Muniz Freire; Muqui; Nova Venécia; Piúma; Santa Leopoldina; Santa Maria de Jetibá; São Gabriel da Palha; São Mateus; São Roque do Canaã; Serra; Venda Nova do Imigrante; Viana e Vila Valério.  Fonte: Ales