Objetivo da reunião é estabelecer um cronograma de ações preventivas na 2ª Ponte / Foto: Tatiana Belling
publicidade

Comissão de Infraestrutura se reúne com membros do Crea, Dnit e DER na segunda-feira (11), no retorno das atividades das colegiados da Assembleia

Na volta das reuniões dos colegiados, deputados da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) estarão na segunda-feira (11), às 10 horas, na Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O objetivo é a elaboração de um cronograma de ações preventivas na Segunda Ponte – principal ligação entre Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Além dos deputados, para a reunião extraordinária foram convidados engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), representantes do Dnit e do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER).

Conforme o presidente da Coinfra, deputado Marcelo Santos (PDT), a Segunda Ponte necessita de reparos, pois apresenta falhas em sua estrutura. “Sabemos disso desde o final de 2017, quando o Crea, a pedido da Coinfra, fez uma vistoria e emitiu laudo apontando problemas”, disse.

Marcelo Santos relatou que em janeiro de 2018 o DER comunicou aos deputados da comissão que havia iniciado as obras de reparação das juntas de dilatação da estrutura e também o serviço de limpeza na Segunda Ponte.

De acordo com a assessoria da Coinfra, o Dnit deverá publicar, ainda em fevereiro, edital de licitação para os reparos emergenciais na Segunda Ponte, conforme garantia dada pelo superintendente do órgão no Estado.

Plano de prevenção

Marcelo Santos afirmou que o colegiado está preocupado com a manutenção preventiva em rodovias, obras e prédios públicos no âmbito do Espírito Santo.

“Enviamos recomendações a vários órgãos como Setop (Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas), Dnit e Seag (Secretaria de Estado de Agricultura) para que fossem apresentados os planos de vistorias de cada órgão em rodovias, obras e prédios públicos. Temos que nos reunir e elaborar um plano de trabalho com metas e prazos para que não aconteçam tragédias com construções em nosso estado”, finalizou o parlamentar.

Retorno das comissões

Comissões da Assembleia Legislativa (Ales) voltam a se reunir a partir da próxima semana. Dos 16 colegiados permanentes da Casa, oito iniciam os trabalhos nesta nova legislatura, que vai de 1º fevereiro de 2019 a 31 de janeiro de 2023.

Na segunda-feira (11), às 11 horas, no Plenário Dirceu Cardoso, a primeira reunião da Comissão de Segurança após a nova composição deve ter a presença de toda a cúpula da segurança pública estadual. Foram convidados para o encontro os secretários de Estado Davi Diniz (Casa Civil), Luiz Carlos Cruz (Justiça) e Roberto Sá (Segurança); o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Moacir Barreto; e o chefe da Polícia Civil, delegado José Darcy Arruda.

O colegiado também convidou secretários que atuam na pasta da defesa social em municípios da Grande Vitória: coronel Nylton Rodrigues (Serra), coronel Oberacy Emmerich Junior (Vila Velha), José Alexandre Fraga Ribeiro (Cariacica) e coronel Fronzio Calheira (Vitória). A reunião também deve contar com a presença de representantes de sindicatos e associações de policiais militares e civis e dos bombeiros.

Durante o encontro devem ser motivo de debate a realização dos “Bailes do Mandela” – festas clandestinas ao som de funk, muitas vezes com a presença de pessoas armadas – em diversos municípios capixabas, e a atuação de facções criminosas no estado.

Segunda-feira (11)

10h – Comissão de Infraestrutura – Reunião extraordinária no Dnit
11h – Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso
13h30 – Comissão de Finanças – Plenário Rui Barbosa

Terça-feira (12)

9h – Comissão de Saúde – Plenário Rui Barbosa
10h – Comissão de Agricultura – Plenário Dirceu Cardoso
10h – Comissão de Ciência e Tecnologia – Plenário Rui Barbosa
11h – Comissão de Defesa do Consumidor – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Comissão de Justiça – Plenário Rui Barbosa

publicidade