Na tarde desta quarta-feira (27), a diretora geral do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Quelen Tanize Alves da Silva, reuniu os secretários municipais de Saúde, as referências técnicas municipais e representantes das Superintendências Regionais de Saúde de todo o Estado para discussão e apresentação de propostas do plano de trabalho do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, o Qualifica APS. Aproximadamente 80 pessoas participaram do encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde (Sesa) Enseada, em Vitória.

Durante a reunião foi apresentada aos participantes a minuta do Regimento do Provimento, que contém orientações para os municípios referentes à construção do plano de trabalho dos bolsistas selecionados para o programa. Na ocasião, aqueles que tinham alguma dúvida puderam receber esclarecimentos. Os gestores ainda poderão enviar sugestões de propostas para serem inseridas no documento. A data para a finalização do regimento será definida nos próximos dias.

publicidade

Bolsistas selecionados

Em relação aos profissionais selecionados pelo programa, esses terão até o dia 1º de dezembro para se apresentarem nos municípios. O início das atividades desses profissionais será definido por cada prefeitura.

Os participantes do programa executarão as atividades nos municípios alocados de acordo com o edital e normativas descritas, cabendo ao município definir a localização de cada profissional.

O ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), é responsável por um conjunto de políticas de inovação em saúde. Com ele, a Sesa passa a investir de maneira robusta na qualificação e modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios, criando um amplo movimento de formação de serviço de Médicos de Família e Comunidade e de especialistas.

O Instituto tem como objetivo reestruturar a atenção em saúde no Estado com fortalecimento das gestões municipais, atuando na resolução e na qualificação do cuidado em saúde para ampliar o acesso da população ao serviço.