A Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, recebeu, no último dia 14 de novembro, a visita técnica do brasileiro, professor associado de Pediatria da McGill University e neonatologista do Montreal Children’s Hospital, do Canadá, Guilherme Sant’ Anna.

Ao longo do ano, o médico percorreu todo o Brasil ministrando palestras com temas sobre Neonatologia, com o objetivo de agregar conhecimentos e ensinamentos de boas práticas sobre o assunto. Nos últimos dias 13 e 14 deste mês, ele esteve na Grande Vitória para um workshop, e escolheu duas UTIN’s públicas para visitar sendo, uma delas, a do Hospital Dr. Jayme.

publicidade

Durante a visita ao setor, o profissional pôde conhecer melhor o local e também teve a oportunidade de entender o histórico de alguns bebês, contribuindo de forma bastante positiva tanto para a assistência prestada a eles quanto para os processos envolvidos no serviço.

Após a passagem pela UTIN, Santa’Anna esteve no auditório da unidade e ministrou para a equipe do setor uma pequena palestra sobre o método Continuous Positive Airway Pressure (CPAP). A sigla em inglês significa pressão positiva contínua nas vias aéreas, sendo este um método de ventilação mecânica não invasiva. Na ocasião foram apresentadas informações importantes sobre o procedimento, que pode contribuir positivamente para a melhoria da assistência multiprofissional aos prematuros.

Para a médica e coordenadora da UTIN do Hospital Dr. Jayme, Silvia Louzada, o momento foi especial. “O objetivo da visita do doutor Guilherme em nosso serviço foi de troca de experiência clínica, o que nos incentivou ainda mais a ampliar melhores práticas assistenciais, baseado em evidências científicas no cuidado prematuro”, destacou.

“A UTIN do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é simplesmente maravilhosa. Tem um ótimo e amplo espaço, além de uma bela estrutura física, limpa e clara. Percebi aqui uma equipe bastante motivada, demonstrando grande interesse de aprendizado. Estão todos de parabéns”, afirmou Guilherme Sant’Anna.

“Foi um privilégio ter o doutor Guilherme visitando a nossa UTIN. Ele contribuiu ricamente para a assistência prestada aos bebês ao compartilhar o conhecimento e evidências práticas aplicadas, com fortes oportunidades de melhoria para o cuidado neonatal”, disse a gerente da Unidade Materno-Infantil do Hospital Dr. Jayme, Ericka Chiste.