Na próxima quinta-feira (30), o município de Nova Venécia sedia a Oficina de Enquadramento e Plano de Ações da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus. O encontro, organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, será no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, das 9h às 17h.

- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

Além de membros do Comitê, deverão participar pesquisadores, representantes do poder público, sociedade organizada e equipe do Instituo Jones dos Santos Neves. A abertura do evento será feita pelo presidente do Comitê e Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Alberto Flávio Pêgo e Silva.

O estudo compreende a realização de pesquisas de campo, levantamentos de dados e análises de água, entre outros. Na ocasião, serão expostas e debatidas sobre informações preliminares, variáveis diagnosticadas no levantamento, planejamento das ações e mobilização social.

Emerson Rodrigues Machado, membro titular do Comitê, representando o Poder Público, fala da importância da participação popular no evento. “Os estudos proporcionam à sociedade melhor conhecimento da realidade atual dos rios e como a população deve contribuir com sugestões para o prosseguimento dos trabalhos indicando, por exemplo, intervenções e ações necessárias. Por isso, convidamos todos os interessados para participar”, diz.

A partir do diagnóstico, as ações são planejadas e desenvolvidas, com a participação dos 11 municípios que abrangem a bacia, com uma projeção das medidas que vão ser executadas nos próximos anos. O evento é aberto ao público.