publicidade

Dia 09 de fevereiro, o 25° Festival de Cinema de Vitória Itinerante chega ao balneário, em São Mateus, com exibições gratuitas ao ar livre. A sessão marca o encerramento do circuito de cinema

Depois de passar por Guarapari, Linhares e Aracruz, o 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – patrocinado há 21 anos pela Petrobras – chega à reta final em mais um famoso balneário capixaba: Praia de Guriri, em São Mateus, no extremo norte do Espírito Santo. A exibição acontece neste sábado (09), às 19 horas, na praça de Guriri.

As sessões do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante iniciam com a série infantil Irmão do Jorel, do capixaba Juliano Enrico. “A Pipa Ideal”, da terceira temporada, tem 11 minutos e se passa durante as férias de verão da família protagonista da animação.

Depois, a plateia vai rir e se emocionar com o premiado filme “Benzinho” (97’, 12 anos), de Gustavo Pizzi. Com elenco formado por Adriana Esteves, Otávio Müller, Karine Teles (“Que Horas Ela Volta?”) e o ator grego radicado no Espírito Santo Konstantinos Sarris, o longa teve sua estreia oficial no prestigiado Festival de Sundance, nos EUA, e depois passou por  mais de 30 festivais nacionais e internacionais, onde acumulou premiações. A história acompanha a vida de uma mãe que vê sua vida mudar completamente quando o filho mais velho resolve sair de casa para jogar handebol em outro país.

O circuito teve início no dia 19 de janeiro com sucesso de público, que se repetiu em todas as demais exibições. Para Guriri, a expectativa é de que o encerramento também seja com sala lotada: “Em 2018, a itinerância do festival passou por Guriri e atraiu cerca de 2500 pessoas em duas sessões. Agora estamos de volta para encerrar a programação no balneário e estamos ansiosos para reencontrar esse público”, garante Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória.

Para circular pelo Espírito Santo, um caminhão se transforma em cinema para exibir as produções em uma tela de 8 x 5 metros. A sala à céu aberto tem som de qualidade, cadeiras para os espectadores e até tapete vermelho.

O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Caixa Econômica Federal. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Ilha de Guriri

Situada a cerca de 10 Km da sede do município de São Mateus, Guriri é uma ilha que foi criada a artificialmente e encontra-se separada do continente pelo Rio Cricaré e pelo Rio Mariricu. É um dos balneários mais procurados por moradores do norte capixaba e por turistas vindos, principalmente, de Minas Gerais. O lugar é urbanizado e possui uma diversificada rede de serviços turísticos (hotéis, pousadas, bares, restaurantes etc).

Suas praias têm águas mornas e, durante a alta temporada, são bem movimentadas, especialmente no trecho mais próximo da área urbana. A Av. Oceano Atlântico, via que margeia a praia, conta ciclovia e calçadão propícios para fazer caminhadas e outros esportes à beira mar. Caminhando para o sul existe o Bosque da Praia ou Bazoni, trata-se de trecho da praia que possui árvores, principalmente pinheiros, que fazem uma ótima sombra.

No extremo norte de Guriri fica a Boca da Barra, a foz do Rio Cricaré, de onde possível avistar a sede de Conceição da Barra, município vizinho a São Mateus. Cerca de 25 Km ao sul da ilha, está situado o balneário de Barra Nova onde o Rio Mariricu desemboca no Oceano Atlântico.

Serviço

25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

Filme ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi

Série ‘Irmão do Jorel’, de Juliano Enrico

09 de fevereiro – Praia de Guriri, São Mateus

Horário: a partir das 19 horas

Entrada franca

publicidade