Após recomendação do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), a Prefeitura de São Mateus emitiu o decreto impedindo a utilização da praia de Guriri, durante o final de semana antecedente ao feriado nacional (7), Dia da Independência, bem como no feriado municipal que se comemora o aniversário da cidade, 21 de setembro.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

A medida foi adotada para evitar a aglomeração de pessoas, visto o alto risco de transmissão do novo coronavírus, de acordo com a classificação do município no mapa de Risco Covid-19 do Governo do Estado.

Conforme o decreto, a prefeitura pode isolar os locais, fechar os acesso de ruas e fazer a dispersão de possíveis frequentadores, podendo acionar a Polícia Militar caso as condutas configurem crime de desobediência ou contra a saúde pública. A fiscalização será feita por equipes da prefeitura e poderão tomar providências quanto a aplicação de multas a quem descumprir.

MULTAS PARA QUEM ESTIVER EM VIA PÚBLICA SEM MÁSCARA

A Secretaria de Saúde de São Mateus estabeleceu multa de uma Unidade de Referência de São Mateus (UFSM) – R$ 42,67- para quem mesmo diante de advertência não utilizar máscara de proteção individual em via pública, podendo o valor chegar até R$ 426,70.

Além dessas ações, o decreto municipal de n° 11.769/2020 determina a suspensão de atividades de atendimento presencial em restaurantes e lanchonetes no período de sexta-feira a domingo, inclusive feriados, podendo os comerciantes adotar a prática de delivery ou retirada de produtos na área externa ao estabelecimento.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO