O programa une reflorestamento, fonte de renda para os produtores rurais e a preservação de nascentes

O Programa Reflorestar é uma política do Governo que realiza pagamentos por serviços ambientais e tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) como agente financeiro. Desde o ano de 2016, o Espírito Santo conta com aproximadamente 17,3 mil hectares recuperados e preservados na Mata Atlântica.

De 2016 a 2019, o valor repassado pelo Bandes aos proprietários rurais que dispõem parte de sua propriedade para prestação de serviços ambientais chega a R$ 42 milhões. Estes recursos contribuem para preservação hidrográficas e manutenção de florestas em 74 municípios capixabas.

- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

Com o edital, lançado no primeiro trimestre deste ano, foram contemplados 1,2 mil novos atendimentos para processos de recuperação de floresta, incluindo recuperação de nascentes, beiras de rios e córregos, desses, 172 novos contratos já estão ativos no Bandes.

O Reflorestar resulta da integração de programas de recuperação da Mata Atlântica e envolve, além do Bandes, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Ao banco capixaba cabe receber, intermediar e aplicar os recursos do programa.

O Bandes possui parceiros consultores presentes em todo o Estado, para atender e orientar aos produtores sobre a destinação dos recursos. No sitewww.bandes.com.br, os interessados podem encontrar parceiros consultores de sua região.

Informações sobre linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória

App disponível para Android e iOS

www.facebook.com/bandesonline

www.bandes.com.br