As mudanças climáticas têm provocado desastres naturais de grandes proporções em todo o mundo, muitos veiculados às questões de aspectos hídricos, como as enxurradas e as secas. Com o objetivo de atualizar os novos Pontos Focais do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC), a Coordenadoria Estadual fará uma reunião no dia 14 fevereiro de 2019, às 14 horas. Esse encontro acontecerá no Auditório do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar Espirito Santo, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.

publicidade

O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC) tem o objetivo de articular e facilitar a prevenção, preparação e resposta aos desastres no Estado do Espírito Santo, estabelecendo as atribuições de cada uma das instituições que compõem o Comitê Estadual de Articulação Institucional em Proteção e Defesa Civil.

A reunião do próximo dia 14,  servirá para que os novos membros tenham as informações necessárias sobre as atribuições e responsabilidades de seus órgãos, caso sejamos atingidos por desastres. Acreditamos que tal medida propicie maior integração e articulação das estruturas do Governo para melhor atender a população Capixaba.

Governo do estado do Espírito Santo desenvolveu o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC), visando a delinear as ações de prevenção, preparação e resposta para a minimização de seus efeitos desastrosos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

O plano é necessário porque, atualmente, não podemos mais determinar períodos precisos para veiculação hídrica intensa ou por sua escassez em razão dos efeitos das mudanças climáticas, pois desastres característicos de uma determinada época do ano têm ocorrido em períodos diversos, indicando que os desastres não têm hora nem local para acontecer. Sendo assim, torna-se imprescindível para a segurança da população que o poder público e a sociedade estejam preparados.