publicidade

 

O secretário de Agricultura de Vila Pavão, José Henrique Martins e os técnicos agrícolas Welber Alberti e Alexandre Morais Borges  se reuniram  no início da semana com o chefe  do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural  (Incaper), Rogério Durães de Oliveira para discutir e planejar ações integradas para o setor agrícola do município no decorrer de 2019.

José Henrique Martins, destaca que quando se trata de capacitação e transferência de conhecimentos para a valorização da Agricultura Familiar, o Incaper é um importante parceiro, por isso, todos os anos,  o planejamento das ações da secretaria é feito em conjunto com o instituto.

Entre as ações planejadas para este ano, estão: dias de campo sobre o café canilon e criação de gado de corte e pecuária; cursos de aperfeiçoamento do cultivo da pimenta do reino (combate à pragas e doenças); cursos de capacitação de produtores como, apicultura, piscicultura, e horticultura para atender a demanda dos grupos produtivos que fornecem alimentos para a feira livre e para o programa Compra Direta de Alimento (CDA) que está sendo implantando no município.

Casa do Mel

Outra ação planejada para 2019 é a criação da “Casa do Mel” na cidade para dar assistência aos mais de 20 produtores organizados do município, assim como, fornecer equipamentos para melhor a qualidade do produto, e assim poder pleitear um selo de qualidade junto aos órgãos reguladores do setor.

Transferência de Alevinos

A prefeitura está incentivando e viabilizando a criação de alevinos no município. A iniciativa tem por objetivo aumentar a oferta do pescado na região, dando maior segurança alimentar, além de possibilitar uma nova opção de renda para as famílias. A ação será realizada em parceria com os agricultores que irão comprar os alevinos, cabendo ao município, a organização de um cadastro de criadores, transporte e distribuição dos mesmos.

Até a manhã de ontem,  haviam sido encomendado mais 8 mil alevinos de 12 diferentes espécies como tilápia, carpa, tambaqui e outros. A primeira remessa deverá chegar ao município até o final deste mês.  O agricultor interessados em adquirir os alevinos devem passar na secretaria de Agricultura no horário de expediente para fazer o seu cadastro.

Festa da Agricultura Familiar

Foi discutida também na reunião, a realização da Festa da Agricultura Familiar, voltada às comunidades do meio rural. A ideia é inserir dentro da programação do evento uma Olimpíada da Agricultura Familiar e shows musicais com bandas de projeção regional.

A data da realização da festa, segundo José Henrique, está sendo discutido com o secretário de Cultura e Turismo, Gil Leandro Breger Lauvers Paz. “A nossa vontade é fazer a festa, antes da 22ª Pomitafro, que este ano será realizado no mês de agosto” disse o secretário.

publicidade