Dorval Uliana apresentou o plano de trabalho e a diretriz do que será realizado pelo Governo do Estado em relação ao turismo

O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, esteve em Nova Venécia, na manhã desta terça-feira (26), onde se reuniu com representantes das regiões turísticas Pedras, Pão e Mel e Doce Terra Morena, com o intuito de estimular e orientar as administrações municipais a buscarem a regularização em relação ao Mapa do Turismo Brasileiro. O encontro aconteceu no Centro Cultural Casarão.

Além da equipe liderada por Dorval, estiveram presentes o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Anderson Sabino, representantes dos municípios de Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Vila Pavão, Boa Esperança e Montanha, além de outras pessoas envolvidas com o turismo regional.

O prazo limite para regularização junto ao Mapa é dia 31 de maio. As determinações estão contidas na Portaria Nº017-R/2018 da Setur e na Portaria Nº 192/ 2018 do Ministério do Turismo (Mtur) e devem ser cumpridas por todo município que deseja estar inserido na Política de Regionalização do Turismo (PRT). O instrumento é atualizado a cada dois anos. O Espírito Santo conta hoje com dez regiões turísticas, que reúnem 62 municípios.

- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

Agora cabe ao município comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta do Turismo; ter dotação orçamentária destinada ao turismo; comprovar a existência de Conselho Municipal de Turismo ativo; apresentar termo de compromisso de adesão formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística assinado pelo prefeito, secretário municipal de turismo e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo; indicar um representante para atuar junto à Instância de Governança Regional de Turismo; e possuir um mínimo de cadastros no CADASTUR.

Durante a reunião, Dorval apresentou o plano de trabalho e a diretriz do que será realizado pelo Governo do Estado em relação ao turismo. “Estamos trabalhando o conceito do turismo de forma que cresça economicamente. Para isso, é essencial termos nossas regiões bem organizadas. Nessa região não falta potencial turístico”, ressaltou.

O prefeito Barrigueira também fez o uso da palavra e aproveitou para falar do fortalecimento do turismo no município e região. “Estamos avançando com nossas ações voltadas para o turismo, e um exemplo é o projeto Campo Vivo. Contamos agora com a parceria do estado para ajudar no desenvolvimento das nossas ações. Queremos fazer da nossa região uma rota forte no segmento turístico”, planeja o prefeito.