A programação está dividida por Superintendência Regional de Educação (SRE) e de acordo com as modalidades esportivas

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulga nesta segunda-feira (15) o calendário 2019 dos “Jogos na Rede” e “Cultura em Rede”. A abertura oficial será em julho e a programação segue em todo o Estado até dezembro. Esta é a oportunidade de revelar os verdadeiros talentos capixabas em Handebol, Voleibol, Futsal, Atletismo, Basquete e até no Festival de Xadrez e de Tênis de Mesa.

Luiz Roberto Gomes, que faz parte da equipe de Esporte e Cultura da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), destaca que a oportunidade de entrar em quadra é para todos. “Alunos com deficiência e, também, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participam. Temos contratação de árbitros especializados. Para alunos com deficiência auditiva, por exemplo, temos árbitros que utilizam a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Nossa proposta nos Jogos na Rede é inclusiva e pedagógica, trabalhamos de forma intensa a formação destes alunos”, afirmou.

- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

De acordo com o calendário, a programação está dividida por Superintendência Regional de Educação (SRE) e de acordo com as modalidades esportivas.

Nas modalidades de Futsal, Handebol e Voleibol os jogos começam no dia 29 de julho nas SREs de Linhares e Vila Velha. O cronograma das competições segue até outubro e as finais serão realizadas em dezembro, no SESC de Guarapari. Já Atletismo e Xadrez, os alunos competem, também por regiões, a partir de agosto, em diferentes locais: Ifes Campus Vitória; Nova Venécia; Rio Novo do Sul e Colatina. Já as finais de Atletismo serão no Ifes de Vitória e de Xadrez no SESC de Guarapari.

Na modalidade de Basquetebol, os jogos começam em agosto, em Cariacica, e encerram em dezembro, no Sesc de Guarapari, com os vencedores de cada polo. A Sedu também promove, durante os Jogos na Rede, os Festivais de Xadrez, em outubro; e o de Tênis de Mesa, em novembro.

Confira aqui o Cronograma Geral dos Jodos

Cultura em Rede

Paralelo aos Jogos na Rede, também são realizadas atividades voltadas à cultura e à arte entre os alunos da Rede Estadual. É o Cultura em Rede que também tem seu Calendário 2019 divulgado pela equipe de Esporte e Cultura da Sedu. As ações englobam encontros de corais e orquestras de violões, encontros de bandas e orquestras sinfônicas jovem, além de cinema e dança, por exemplo. Os locais onde serão realizadas as atividades são definidos pelas SREs dentro das regiões de suas respectivas escolas. Exceto o ‘Arte em Vídeo’, que tem sua programação realizada nos dias 05, 06 e 07 de novembro, para todas as SREs, no Teatro Cultural Glória, em Vitória.

Confira aqui o Cronograma Cultura em Rede