publicidade

O repasse do dinheiro será realizado após a entrega do Plano de Aplicação

Para ampliar o controle de acesso e segurança nas escolas da Rede Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) destinou R$ 3.808.000,00 para os 378 Conselhos de Escola. A ação faz parte do Programa Estadual Dinheiro Direto na Escola (PEDDE), que concede autonomia de gestão financeira às unidades escolares.

As escolas poderão cobrir despesas referentes à aquisição, manutenção e instalação de itens pertinentes ao controle de acesso à escola, como fechadura elétrica, automação do portão, interfone e afins; além de aquisição, manutenção e instalação de câmera de vídeomonitoramento.

O subsecretário de Administração e Finanças da Sedu, Josivaldo Andrade, destaca o grande intervalo de tempo sem investimentos como este. “Este é o primeiro momento, desde 2015, que a secretaria faz um repasse desse volume para que todas as unidades da rede sejam contempladas com equipamentos de segurança”.

O repasse foi decretado através da Portaria nº 038-R, que determina também a atuação dos Conselhos de Escola. Os órgãos devem elaborar um Plano de Aplicação e enviar no e-mail suse@sedu.es.gov.br até o próximo dia 15. O repasse do dinheiro será realizado após a entrega do Plano de Aplicação.

Fortalecimento da segurança nas escolas

Em janeiro deste ano, a Secretaria de Educação recebeu novas viaturas para auxiliar o trabalho da Coordenação da Companhia Especializada de Polícia Escolar.

Os novos veículos renovaram e ampliaram a frota da Companhia, o que possibilitou a atuação de todo o efetivo e a expansão do serviço para municípios do interior do estado. O regimento trabalha realizando visitas às escolas pelo menos uma vez por semana. As visitas são preventivas e as equipes também realizam reuniões com os pais, entre outras ações.

publicidade