Ao todo, 46 internos do regime fechado participaram do encontro, onde foram estimulados a se posicionarem de forma produtiva, criativa e eficiente perante ao mundo do trabalho

A Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) iniciou nesta semana a oferta do curso de corte de cabelo masculino e barba. O curso atende oito detentos do regime semiaberto da unidade. Serão 60 horas de formação, que permitirão aos participantes sair da unidade com uma formação e oportunidade de fonte de renda.

As aulas acontecem no Salão e Arte, construído nas dependências da Penitenciária e equipado pela Igreja Missionária Guerreiros e Cristo. Todo o projeto é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a igreja e a Escola de Formação de Cabeleireiros Zenilda Instituto de Beleza.

- CONTEÚDO PUBLICITÁRIO -

Uma equipe de profissionais voluntários atua na formação profissional dos apenados. Dentre eles, Fabrício Jesus dos Santos, que já cumpriu pena no sistema prisional capixaba e atualmente é proprietário de duas barbearias.

Para a subsecretária de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz, esse é um exemplo que demonstra que é possível consolidar um programa integrado de oportunidades para os internos.

“A Sejus está sempre buscando parceiros que compreendam a importância de levar qualificação e oportunidades de formação para os internos. A realidade dos nossos presídios é que muitos chegam com baixa escolaridade e sem instrução profissional, e, ao sair, tiveram acesso ao estudo formal e a cursos qualificantes. Estamos entusiasmados com o potencial do ‘Salão e Arte’ pois conta com o apoio de um egresso, que é uma lição viva, e de parceiros que acreditam na valorização e na transformação”, disse Roberta Ferraz.

Palestra de empreendedorismo

Na última semana, alunos privados de liberdade que concluíram cursos de Auxiliar de Rotinas Administrativas e Almoxarife na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I) participaram de palestra sobre empreendedorismo.

Coordenada por Fabiano da Silveira, contador, empresário e consultor do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a palestra marcou o desfecho das qualificações ofertadas no primeiro ciclo de 2019 em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e, Inovação (Secti) e Centro de Ensino e Educação Tecnológica Vasco Coutinho (CEEET) Vasco Coutinho na PEVV I.

Ao todo, 46 internos do regime fechado participaram do encontro, onde foram estimulados a se posicionarem de forma produtiva, criativa e eficiente perante ao mundo do trabalho. Além disso, tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre a atuação autônoma como fonte de renda.