Ao todo, 46 internos do regime fechado participaram do encontro, onde foram estimulados a se posicionarem de forma produtiva, criativa e eficiente perante ao mundo do trabalho

A Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) iniciou nesta semana a oferta do curso de corte de cabelo masculino e barba. O curso atende oito detentos do regime semiaberto da unidade. Serão 60 horas de formação, que permitirão aos participantes sair da unidade com uma formação e oportunidade de fonte de renda.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

As aulas acontecem no Salão e Arte, construído nas dependências da Penitenciária e equipado pela Igreja Missionária Guerreiros e Cristo. Todo o projeto é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a igreja e a Escola de Formação de Cabeleireiros Zenilda Instituto de Beleza.

Uma equipe de profissionais voluntários atua na formação profissional dos apenados. Dentre eles, Fabrício Jesus dos Santos, que já cumpriu pena no sistema prisional capixaba e atualmente é proprietário de duas barbearias.

Para a subsecretária de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz, esse é um exemplo que demonstra que é possível consolidar um programa integrado de oportunidades para os internos.

“A Sejus está sempre buscando parceiros que compreendam a importância de levar qualificação e oportunidades de formação para os internos. A realidade dos nossos presídios é que muitos chegam com baixa escolaridade e sem instrução profissional, e, ao sair, tiveram acesso ao estudo formal e a cursos qualificantes. Estamos entusiasmados com o potencial do ‘Salão e Arte’ pois conta com o apoio de um egresso, que é uma lição viva, e de parceiros que acreditam na valorização e na transformação”, disse Roberta Ferraz.

Palestra de empreendedorismo

Na última semana, alunos privados de liberdade que concluíram cursos de Auxiliar de Rotinas Administrativas e Almoxarife na Penitenciária Estadual de Vila Velha I (PEVV I) participaram de palestra sobre empreendedorismo.

Coordenada por Fabiano da Silveira, contador, empresário e consultor do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a palestra marcou o desfecho das qualificações ofertadas no primeiro ciclo de 2019 em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e, Inovação (Secti) e Centro de Ensino e Educação Tecnológica Vasco Coutinho (CEEET) Vasco Coutinho na PEVV I.

Ao todo, 46 internos do regime fechado participaram do encontro, onde foram estimulados a se posicionarem de forma produtiva, criativa e eficiente perante ao mundo do trabalho. Além disso, tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre a atuação autônoma como fonte de renda.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO