Ex-prefeito de Boa Esperança Romualdo Milanese
publicidade

Assim que o prefeito Lauro Vieira retornar das férias, serão nomeados dois novos secretários, entretanto, a mudança poderá ser estendida à outras pastas.

Ao contrário do que algumas pessoas têm comentado em Boa Esperança nos últimos meses, o ex-prefeito Romualdo Milanese está filiado ao partido Solidariedade desde 06 de abril de 2018, conforme consulta feita ao site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira, 11.

Romualdo foi filiado ao PSDB, depois migrou para o PMDB, partido comandado na ocasião pelo seu pai, o ex-vereador Antônio Milanese.

Posteriormente, foi eleito em 2008 e reeleito em 2012 pelo PMDB, e visando uma possível candidatura a deputado estadual nas eleições 2018, filiou-se ao SD, para uma possível dobradinha com Dr Jorge Silva, na apelidada dupla “café com leite”.

Ele não disputou as eleições, contudo, apoiou a reeleição do então deputado federal e presidente estadual da sigla, Dr Jorge Silva e a reeleição do deputado estadual Freitas (PSB), que retornou para a Assembleia na vaga do deputado Bruno Lamas, do mesmo partido.

Som das ruas

Questionado sobre a sua participação na disputa da Prefeitura do município no ano que vem, Romualdo frisou que ainda é cedo para definir sobre as eleições de 2020, mas no momento oportuno tomará a decisão, ouvindo as lideranças políticas, bem como, os eleitores de Boa Esperança, através de pesquisas de opinião pública.

Retorno à Câmara

O vereador Antônio José Bastos (PRB) retornou para a sua cadeira na Câmara Municipal de Boa Esperança a partir do dia 07 deste mês.  Na eleição de 2016 ele foi o vereador mais votado em Boa Esperança.

Antônio José ocupava desde janeiro de 2017 o cargo de secretário de Desenvolvimento Rural (Agricultura), do qual pediu exoneração no dia 28-02.

Serginho deixa Câmara

Ao retornar para o Poder Legislativo, o suplente Sérgio Schimoor (PRB) deixa o cargo de vereador.

Nesta segunda-feira, 11, o vereador já participou de reunião de comissões permanentes da Casa.  Ele vai atuar como membro da Comissão de Obras e Serviços Públicos, juntamente com os vereadores Marquinhos do Sindicato (PSDB) e Josil Sangiorgio (Podemos).

Ao comentar o seu retorno para a Casa de Leis, Antônio José disse que pretende continuar dando atenção aos agricultores, segundo ele, ouvindo as opiniões e solicitações da classe produtora.

Nada de oposição

Diferentemente do que muitas pessoas comentaram nos últimos dias, o vereador destacou que não pretende fazer oposição ao Governo do prefeito Lauro Vieira (PSDB).

PRB não pediu vaga

Questionado pela coluna se o seu partido o PRB solicitou a indicação de outro nome da sigla para ocupar a mencionada secretaria, Antônio José salientou que “não”, e que cabe ao prefeito decidir sobre a nomeação de outro nome para a chefia da pasta.

O prefeito Lauro Vieira (PSDB) está de férias e em seu lugar tomou posse no início deste mês, o vice Valdir Ramos Mattusoch, o Valdirim (MDB).

É a segunda vez que Valdirim assume a Prefeitura, e diferentemente da primeira vez, em março do ano passado, o prefeito em exercício não pretende fazer mudanças no secretariado.

Interinos nas secretarias

Das nove secretarias existentes na estrutura administrativa do município, três estão sendo ocupadas por secretários interinos neste mês de março.

A secretaria de Planejamento e Gestão está sob o comando da secretária de Fazenda, Karine da Silva Costa.  Quem está respondendo interinamente pela secretaria de Desenvolvimento Rural, é o funcionário efetivo Gilmar Santos da Silva.  Já a secretaria de Desenvolvimento Urbano (Obras) está sendo ocupada interinamente pelo servidor efetivo José Passebom, em função das férias do titular Reginaldo Almeida.

Duas secretárias interinas

O advogado Ronaldo Lubiana pediu exoneração do cargo de secretário de Planejamento e Gestão em janeiro deste ano, e na segunda quinzena do referido mês a secretaria esteve sob o comando interino da servidora Gabriela Prado.

Em fevereiro o cargo ficou sem titular ou interino e agora em março mais uma mulher assume a pasta: Karine Costa.

Novos secretários

Ao que tudo indica, assim que o prefeito Lauro Vieira retornar em 1º de abril, serão nomeados dois novos secretários.  Entretanto, se comenta pela “rádio corredor” e em outros locais da cidade, que a mudança poderá ser estendida à outras pastas.

Sem pistas

Recentemente o prefeito Lauro foi questionado sobre o assunto por Na Mira, e preferiu não adiantar pistas sobre a sua decisão.

Prefeitáveis em Vila Pavão

Em Vila Pavão já são comentados nos bastidores da política os nomes de seis pré-candidatos a prefeito em 2020: prefeito Irineu Wutke (SD), vice-prefeito José Wilson Vieira (DEM), ex-prefeito Eraldino Jann Tesch (MDB), ex-vice Valdez Ferrari (PSD) e os vereadores e ex-secretários Welikson Boone, o Bolinha (PSB) e Ademir Teixeira (PDT).

Ainda há quem aposte na vinda do secretário e vereador licenciado, José Henrique Martins (SD).  Ele, no entanto, tem demonstrado uma certa defesa da reeleição do prefeito Irineu, quem sabe interessado em ocupar a vice.

Prefeito Irineu Wutke

Confirmados

Alguns já confirmam a pretensão e se mantém firmes na estratégia para a futura campanha: Bolinha, Valdez e Ademir, outros, entretanto, ainda não manifestaram as respectivas opiniões sobre o assunto.

É que o prazo ainda é longo. Há mais de um para o início das definições propriamente ditas, seguidas das convenções partidárias.

Por Antônio Carlos da Silva 

* Coluna Na Mira é publicada simultaneamente nos Portais GN1 e OR7
publicidade